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Auditoria Trabalhista e Previdenciária

O complexo de normas trabalhista é cheio de detalhes e as mudanças são constantes e de difícil entendimento.
A Auditoria Trabalhista consiste fundamentalmente na análise detalhada dos documentos e procedimentos utilizados pelo departamento de Recursos Humanos/DP, visando sua adequação com as exigências legais, para redução de riscos com processos trabalhistas e penalidades impostas por órgãos fiscalizadores.
Cabe aos executivos a gestão estratégica e o poder diretivo, sendo pouco o tempo que lhes resta para o acompanhamento de burocracias e operacionalização de obrigações legais impostas.
As empresas, seus gestores, administradores e sócios sofrem riscos constantes de perda patrimonial, decorrente de "pequenos descuidos" que podem ser evitados com a Auditoria Trabalhista e Previdenciária.

O Trabalho

Como qualquer dos serviços oferecidos por nosso escritório, às revisões dos procedimentos adotados pela empresa nas áreas trabalhistas e previdenciária é executada por pessoal adequadamente treinado para esse fim.

Ação Preventiva

Para prevenção de risco, nosso escritório efetua uma análise criteriosa da documentação da empresa, através de auditoria.
Alguns procedimentos que compõem esta análise:

  • Exame dos documentos constitutivos da empresa;
  • Exame dos documentos de admissão e informações legais do empregado;
  • Exame da folha de pagamento;
  • Verificação dos contratos de trabalho e documentação relativa e alterações;
  • Exame e análise dos contratos terceirizados para redução de risco e responsabilidade trabalhista subsidiária;
  • Análise dos pagamentos avulsos, tributação e responsabilidade legal;
  • Análise dos documentos de vales-transporte;
    Análise dos pagamentos de benefício legais e espontâneos da empresa;
  • Conferência das cláusulas do contrato de trabalho, para adequação legal e redução de riscos (assinatura, preenchimento, etc.);
  • Verificação dos documentos para concessão de salário família;
  • Análise de situações de equiparação salarial;
  • Análise do cartão ponto, preenchimento, assinatura, especificação de jornada, banco de horas etc.;
  • Análise dos descontos efetuados, autorização, contrato e base legal;
  • Análise dos procedimentos e das obrigações legais de medicina e segurança do trabalho;
  • Conferência dos recolhimentos das obrigações sociais;
  • Análise das rotinas trabalhistas X obrigações legais;
  • Acompanhamento e treinamento do pessoal envolvido com orientações sobre as obrigações legais;
  • Análise dos prontuários das demissões dos últimos dois anos;
  • Controle de entrega e treinamento do uso de EPIs;
  • Análise e apuração quantitativa do passivo das reclamatórias trabalhistas.

Organização e Reestruturação de Departamento Pessoal e RH

Em fiscalizações do MINISTÉRIO DO TRABALHO, INSS ou em RECLAMATÓRIAS TRABALHISTAS, ocorre de não serem localizados em tempo hábil os documentos solicitados e a defesa prejudicada por falta dos mesmos ou por estarem fora das conformidades legais.
Estas falhas acarretam autuações, multas ou sentenças desfavoráveis que podem representar valores expressivos.
A melhor forma de evitar estes prejuízos é efetuar periodicamente a organização e reestruturação documental relativas às rotinas do DP e RH.
Nosso escritório possui uma equipe tecnicamente preparada para prestar esse serviço, simultaneamente com a organização e reestruturação, treinando seus funcionários ou trabalhando em conjunto com o escritório de contabilidade, onde muitas vezes é o responsável pela preparação desses serviços, tudo isso para que os procedimentos sejam realizados dentro das conformidades legais.

Entre em contato para esclarecer dúvidas e solicitar um orçamento.

 


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Advocacia Marcos Moreira